Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Município comemora 27 anos valorizando a Cultura de Paz


Maracanaú inicia, este fim de semana, os festejos pelos 27 anos de Emancipação Política e também a programação da Semana da Paz. No próximo sábado, 27, Dia Municipal da Paz, será celebrada, às 19 horas, missa na Igreja Matriz de São José, onde a homilia será sobre o tema. Em seguida, às 20 horas, haverá culto na Assembléia de Deus do Jereissati e, logo depois, na Assembléia de Deus da Pajuçara, também tendo como destaque a paz. Os eventos contarão com a presença do prefeito Roberto Pessoa, do vice Firmo Camurça e de várias outras autoridades municipais.
O Dia da Paz foi instituído por lei municipal na atual gestão e é celebrado em 27 de fevereiro por essa ser a data em que o primeiro prefeito da Cidade, Almir Dutra, foi assassinado. A programação de Aniversário do Município e da Semana da Paz continua, de 1º a 5 de março, nas escolas municipais. Os estudantes desenvolverão atividades relacionadas à paz, estudando pacifistas como Jesus Cristo, Madre Tereza, dom Hélder Câmara e Martin Luther King, e também levarão a Cultura de Paz às comunidades do Município.
O ponto alto da festa será no dia 6 de Março, Aniversário do Município, quando acontecerá a quarta Caminhada da Paz, com a participação da comunidade e, em especial, dos alunos de todas as escolas da rede municipal. A concentração acontecerá na Avenida VII com Avenida Adauto Lima, no Jereissati, a partir das 15 horas, com o cortejo seguindo até a Praça Almir Dutra, em frente ao Banco do Brasil. São esperadas mais de 20 mil pessoas para o evento.


Contato para entrevista:Secretário de Governo, Gerson Cecchini – 9924 6031
Assessoria de Comunicação3521.5894 / 3521.5891


Alunos de Maracanaú, que cursam o ensino médio na rede estadual de ensino, serão premiados por terem alcançado os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – Spaece. O Governo do Estado entregará microcomputadores a 55 estudantes, da 1ª Crede, sendo a grande maioria – um total de 30 alunos - de Maracanaú. Eles obtiveram as maiores notas nas provas de português e matemática na última avaliação do Spaece. A solenidade de entrega da premiação acontecerá no próximo dia 4 de março, às 15 horas, no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio. A 1ª Crede é composta pelas escolas de oito municípios: Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú e Pacatuba. PRÊMIOS – O ensino em Maracanaú é cada vez mais reconhecido pela sua elevada qualidade, principalmente o municipal. Em 2007, 22 escolas públicas municipais ficaram entre as 100 melhores do Ceará, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. As escolas públicas municipais de Maracanaú também foram as grandes vencedoras do Prêmio Escola Nota Dez, instituído pelo Governo do Ceará, no ano passado. Das 12 unidades de ensino que receberam a premiação e que integram a 1ª Crede, 11 são de Maracanaú. (OS)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


A Prefeitura de Maracanaú abrirá, de 1° a 5 de março próximo, as inscrições para o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Podem participar jovens de 18 a 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e médio e com renda familiar de até um salário mínimo. As inscrições serão recebidas na Casa do Empreendedor, no Feira Center, e, no caso dos jovens residentes no Novo Oriente, as inscrições podem ser feitas na Associação dos Moradores do bairro, nos dias 3 e 4. O candidato deve levar documentos, como identidade, CPF, cópia de comprovante de endereço em nome do pai, mãe ou responsável, histórico escolar, declaração da escola em que o aluno está estudando ou certificado de conclusão. O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã prepara o jovem para o mercado de trabalho, em busca do primeiro emprego formal, qualificando-o ainda para ocupações alternativas geradoras de renda, conforme as atuais demandas por profissionais. Os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 100, durante seis meses. A meta mínima e obrigatória é de inserir 30% dos participantes no mercado de trabalho, sendo que aqueles que não conseguirem emprego serão direcionados ao Sine. (MR)

MUNICÍPIO DIVULGA CAMPANHA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA NAS ESCOLAS


A Secretaria do Meio Ambiente - Semam já está divulgando nas escolas municipais, estaduais e particulares de Maracanaú a proposta da Campanha alusiva ao Dia Mundial da Água, que transcorrerá em 22 de março. O tema do evento deste ano tratará da economia no uso de recursos energéticos e naturais, a fim de preservá-los no futuro. A temática poderá ser trabalhada pelos alunos de março a maio. Além da divulgação da campanha, o setor de Educação Ambiental da Semam se reunirá com a Secretaria de Juventude para propor a retomada do Projeto Ecoar, que promove a capacitação de jovens maracanauenses, de 15 a 29 anos, para realização de trabalhos de conscientização ecológica. A Semam também marcou um encontro com técnicos da Secretaria de Saúde a fim de implementar um projeto de combate aos pontos de lixos em Maracanaú. O calendário de atividades do setor de Educação Ambiental prevê, ainda, todas às quarta-feiras, na hora do almoço do Restaurante Popular, a exibição de filmes sobre mudanças climáticas, preservação do meio ambiente e melhor destinação do lixo doméstico.(MR)

MARACANAÚ É REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL E RECEBE EQUIPE DO SBT REPÓRTER


A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú é referência nacional na integração de políticas públicas socioassistenciais. Dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS confirmam o município de Maracanaú como destaque no setor ao conseguir desenvolver, de forma exitosa, ações integradas de combate à vulnerabilidade social. Esse reconhecimento já rendeu reportagens na imprensa local, nacional e internacional. Desta vez, a equipe de reportagem do jornalístico SBT Repórter virá à cidade para mostrar ao Brasil as práticas bem sucedidas da assistência social em Maracanaú. As gravações acontecerão, nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, em alguns equipamentos sociais do Município. (LQ)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VI CARNAVAL EM CASA TERÁ CÂMERAS DE SEGURANÇA NO CORREDOR DA FOLIA


Muita animação, com segurança e comodidade, no “VI Carnaval em Casa” de Maracanaú. A folia terá início no próximo sábado, 13, às 16 horas, com baile infantil na Avenida IX – Jereissati, e no Colégio Antônio Albuquerque - Pajuçara. A partir das 20 horas, acontecerá o carnaval adulto, também na Avenida IX, que se encerrará sempre às 2 horas, horário determinado pelo Ministério Público. Neste ano, os foliões maracanauenses terão mais um motivo para brincarem em casa: a segurança reforçada. A Avenida IX, além de receber uma decoração toda especial, terá câmeras do sistema de videomonitoramento, auxiliando no trabalho da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Demutran. O sistema de segurança que, de princípio, cobre 11 bairros da cidade, foi apresentado ontem, oficialmente, pelo prefeito Roberto Pessoa, em solenidade que contou com a presença de autoridades, de moradores de Maracanaú e imprensa. Haverá, também, o desfile da Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho e dos campeões do carnaval de rua de Fortaleza, no dia 20 de fevereiro, às 18 horas, na Avenida Central do Acaracuzinho.(EL)

MARACANAÚ OFICIALIZA TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA COM A GERDAU E CONTRIBUI PARA DESPOLUIÇÃO DO AR NO MUNICÍPIO


Depois de 10 anos de diálogo, a Prefeitura de Maracanaú, a Semace e o Ministério Público Estadual oficializam, nesta quarta-feira, 10, um documento histórico para a despoluição do ar no Município. Será assinado, logo mais, às 17 horas, na sede do Ministério Público Estadual, em Fortaleza, um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC com a empresa do ramo de siderurgia e produção de aço, Gerdau Cearense, localizada no Distrito Industrial I. O Termo estabelece prazos na aplicação de medidas para proteção do ar, reduzindo em 60% a emissão de resíduos sólidos que prejudicam o meio ambiente e a população dos bairros do Acaracuzinho, Novo Oriente e Santo Sátiro. Estão sendo instalados equipamentos do sistema de despoeiramento, que é uma tecnologia que filtra as partículas sólidas e os gases gerados durante a produção do aço, evitando a sua emissão para a atmosfera. O investimento total é de quase US$ 18 milhões.

A fase preliminar já foi executada com a preparação do espaço para receber os equipamentos. Até o mês de agosto deste ano, a Gerdau cumprirá a segunda fase do projeto, que é o de despoeiramento, com a instalação da coifa de captação e novo sistema de exaustão. Na terceira fase, com prazo estabelecido até outubro de 2011, será ampliada a casa de filtros e implantadas a tubulação e a nova chaminé. Mais uma obrigação foi incluída no documento como forma de ressarcir os danos causados aos moradores dos três bairros que mais sofreram com a emissão de resíduos poluentes. A Gerdau doará 50 mil mudas de árvores, no período de dez meses, ou cinco mil exemplares por mês, para a Prefeitura reforçar o Plano de Arborização do Protocolo de Maracanaú.

Todas essas obrigações atendem ao Plano de Controle e Monitoramento Ambiental, previsto no Licenciamento Ambiental assinado junto à Semace. As medidas atendem às exigências contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Maracanaú, da Legislação Federal e Estadual, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama. Ainda de acordo com o TAC, a Semace e a Semam poderão atuar juntas na fiscalização e monitoramento das intervenções na fábrica. O descumprimento dos prazos das medidas anti-poluentes acarretará em multa diária de R$ 1 mil. O valor total da multa deve ser recolhido no prazo de 30 (trinta) dias após a notificação. Esse dinheiro deverá ser depositado na conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente – Fundema.

O secretário de Meio Ambiente de Maracanaú, Marcos Vieira, comemora a assinatura do documento e afirma que é visível a mudança de mentalidade das empresas no Município em prol de uma cultura de preservar e reparar danos causados ao Meio Ambiente. O secretário ressalta o interesse da Gerdau em atender o acordo. Além do TAC da Gerdau, a Prefeitura contabiliza mais de 60 termos de ajustamento de conduta assinados com empresas por intermédio do Ministério Público. Uma dessas assinaturas foi para regularizar a Estação de Tratamento da Cagece, que poluía a Lagoa do Mingau, no Conjunto Industrial. Nos próximos dias, o Município será signatário dos Termos de Ajuste de Conduta das empresas Nufarm e Nordal.

Contatos para entrevista: Marcos Vieira, secretário de Meio Ambiente – 9959.7799

Assessoria de Comunicação

85 – 3521 5894

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE CARNAVAL COM FOCO NO JOVEM


Nesta quinta-feira, 11, a partir das 15 horas, a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, lança a Campanha para o Carnaval de 2010, na praça da CDL. Este ano, o slogan será “Tô ligado. Uso Camisinha!”. O objetivo é atingir o público adolescente/jovem de 16 a 24 anos, sobretudo gays e meninas, por ser nestes segmentos onde se observa maior avanço da Aids no Brasil. Em Maracanaú, esta realidade não é diferente. Do total de 150 pessoas inscritas no Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids, 5 (3,33%) estão na faixa etária de 15 a 20 anos e 44 (29,33%) têm entre 20 e 30 anos de idade. Ao longo desta semana, todas as unidades básicas de saúde estão distribuindo preservativos e panfletos educativos sobre prevenção de DSTs/Aids. O Município já conta com teste rápido de HIV em todos os postos de saúde e um centro de especialidade para portadores do vírus. (ST)

MUNICÍPIO ARTICULA PARCERIAS PARA DIFUNDIR EDUCAÇÃO AMBIENTAL


O Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – Semam está articulando parcerias para multiplicar ações na área de educação ambiental. Os técnicos estão sendo capacitados para futuras palestras e atualizando a apostila "Conhecendo o Meio Ambiente de Maracanaú". Esse material didático será usado em um dos módulos do Projeto de Qualificação e Certificação Profissional – Se Liga no Trabalho, numa parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo. No Restaurante Popular, às quartas-feiras, durante o almoço, estão sendo exibidos filmes que abordam a questão do lixo, animais silvestres, mudanças climáticas e cuidados com o meio ambiente. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc. O objetivo é criar mais um canal de informação da Prefeitura com a população, além de expor temas importantes como meio ambiente, educação e saúde. A meta é que, ao longo deste ano, cada secretaria de Maracanaú apresente temas de interesse coletivo sobre sua área de atuação.(MR)

CURSOS ADMINISTRATIVOS E DE INFORMÁTICA ENCERRAM INSCRIÇÕES

Mais de 170 jovens já estão inscritos no Projeto de Qualificação e Certificação Profissional – Se Liga no Trabalho. As inscrições prosseguem até a próxima sexta-feira,12, nos 33 telecentros do Município ou no endereço eletrônico www.idear.org.br. São aceitas inscrições de jovens a partir de 18 anos, residentes em Maracanaú, que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio. O projeto vai disponibilizar até 700 vagas. Os cursos são gratuitos, nas áreas administrativa e de informática. Alguns poderão ser cursados online, outros semi-presenciais e presenciais. Além disso, se o aluno tiver conhecimento técnico, fará alguns testes e receberá a certificação. No decorrer dos cursos acontecerão duas ações ecológicas. Ao final do mês de abril, serão plantadas 700 mudas na Lagoa do Mingau, no Conjunto Industrial, e outras 700, ao final do mês de junho, na Fazenda Raposa. (MR)

 
Subir